Wednesday, July 23, 2008

Chefe ou Líder?

Ontem eu estava trabalhando e chegou a mulher (mãe do filho dele), no restaurante para trabalhar e lá estava eu assentado na cadeira esperando receber pedidos de deliveries pois trabalho como motorista na parte da tarde; e, ela já estava um pouco nervosa e começou a me alugar dizendo pra eu não ficar parado e pegar um pano e limpar as mesas que já estavam limpas ou varrer o lugar, que também não é minha obrigação.
Acontece que aqui nos EUA, as pessoas recebem por hora, e se você não está fazendo nada, é como se você ganhe dinheiro sem trabalhar, que não é verdade, pois você está se privando de estar fazendo de algo que gosta para ficar esperando alguém te ligar e pedir pelo seu trabalho.
O modo como ela me pediu para fazer as coisas foi um modo muito grosso e rude, por isso, para que eu não perdesse a linha e não respondesse ela como devia, acabei dando uma volta e voltando, para não entrar no clima e aflorar os nervos.
Isso acontece muito no Brasil, algumas pessoas que não tinham poder e começa de certa forma a tê-lo, ou por conseguir ter um negócio próprio ou por estar com uma pessoa que lhe dá a chance de ter poderes, acaba se tornando uma pessoa completamente idiota.
As pessoas podem conseguir o que querem independente de sua posição. Nós temos que aprender a ser líderes e, não chefes. Um líder quando pede algo pra alguém, consegue aquilo, não pela sua posição, mas pelo respeito que a outra pessoa têm por ela, e sabe, que o que ele está pedindo têm algum significado; já o chefe, é aquele que as pessoas fazem as coisas por medo de ter represálias contra eles, pois consegue as coisas utilizando do seu poder.
A mulher citada no exemplo, é a mulher do meu chefe, ou ex chefe, pois o estabelecimento foi vendido, e pra ser sincero eu tenho muita dó dela.
Uma mulher sem estudo, que largou dois filhos no Brasil, têm apenas 21 anos creiou eu, teve ser terceiro filho aqui nos EUA com meu chefe, e, não têm controle financeiro, tudo que ganha gasta, e, têm uma vida um pouco sofrida.
Há momentos em nossas vidas, que nós temos que parar e refletir se vale a pena discutir e perder tempo com certas coisas. Eu por exemplo, não perderia tempo discutindo com uma pessoa como essa, pois seria jogar meu tempo fora, e como dizia um chinês que eu tive palestra com ele a um tempo atrás:
- Fuja das pessoas que fazem você perder seu tempo, pois elas estão roubando sua vida. Cada minuto que ela te tomou, é um minuto que você poderia estar aproveitando fazendo algo pra você.
São palavras que ficaram guardadas pra mim de um povo que têm conhecimento milenar. Sabe, nós perdemos muito tempo da nossa vida com inutilidades e coisas que não nos leva a lugar nenhum. Devemos para, refletir e pensar como será nosso dia de amanhã, tentar nos organizar e trabalhar para conquistar nossos objetivos.
Devemos aprender a respeitar o individuo como ele é, pois cada um têm características totalmente diferentes das nossas, que nos faz às vezes não compreender como eles vão agir; mas no momento que você aprende a conhecer as pessoas que tu convives, tu começas a se tornar um líder, pois ganhas respeito deles e começas a se tornar uma referência onde eles vão buscar ajuda ou até mesmo confidenciar algo para que possas ajudar.
Não queira ser chefe, pois esse sempre vai seer sempre temido pelo seu poder e não conseguirá conhecer os seus subordinados.

1 comment:

Cinthia Paes said...

Oi, Rafael...
As pessoas têm a triste mania (ou ignorância) de querer tomar posse das outras. Esse é um dos grandes erros do ser humano. E o pior é que isso não acontece apenas no lado profissional, mas também no pessoal. E é isso que piora ainda mais o mundo que vivemos; ao invés de o amor se expandir, o que mais cresce é o egoísmo, a falta de solidariedade e a ambição. É fato que não devemos perder um minuto de nossas vidas, mas do que adiantaria estarmos nesse mundo senão para escutar uns aos outros? Talvez a mulher em questão estivesse precisando de um ombro amigo para desabafar e quem sabe, se tornar uma pessoa melhor.

Beijooo!