Estamos vendo televisao, mas nao sabemos o que passa na televisao.
Ouvimos alguem falar algo, mas entra num ouvido e sai no outro sem que possamos entender o que foi dito.
Que sensacao e essa que nos faz tremer, sorrir, gritar e chorar???
do Lat. amore
s. m.,
viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos;
inclinação da alma e do coração;
objecto da nossa afeição;
paixão;
afecto;
inclinação exclusiva;
ant.,
graça, mercê.
com -: com muito gosto, com zelo;
fazer -: ter relações sexuais;
loc. prep.,
por - de: por causa de;
por - de Deus: por caridade;
ter - à pele: ser prudente, não arriscar a vida;
- captativo:vd. amor possessivo;
- conjugal: amor pelo qual as pessoas se unem pelas leis do matrimónio;
- oblativo: amor dedicado a outrem;
- platónico: intensa afeição que não inclui sentimentos carnais;
- possessivo: amor que leva a subjugar e monopolizar a pessoa que se ama; o m. q. amor captativo.
Tentei com a ajuda do dicionario descrever o que seria o amor, porem, continuei vago, o dicionario tem significado para tudo, mas nao explica o sentimento que os amantes sentem.
Sabe, resolvi comecar meu blog escrevendo sobre o amor, porque e algo incrivel e que nem o melhor dicionario consegue achar um sinonimo para a palavra, porem posso expressar sentimentos.
"O termo Amor platonicus foi pela primeira vez utilizado no século XV, pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino, como um sinônimo de amor socrático. Ambas as expressões significam um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, em vez de em seus atributos físicos. Referem-se ao laço especial de afeto entre dois homens a que Platão tinha se referido num de seus diálogos, exemplificando-o com o afeto que havia entre Sócrates e seus discípulos homens, em particular entre Sócrates e Alcibíades.
O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.
Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional."
Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional."
Vou falar do Amor Platonico, onde o contato fisico nao e necessario, entao, imagina voce namorando uma pessoa onde vc nao pudesse toca-la???
Acredito que a maioria das pessoas quando ouvem algo como isso provavelmente se assusta, pois no nosso mundo nao cabe amar alguem que voce nao pode tocar, seria simplesmente como amar um artista famoso que voce nunca encontara pessoalmente.
Platao simplesmente mostrou para nos, que a gente nao precisa ter contato fisico para amar uma pessoa, a unica coisa necessaria e saber que a pessoa corresponde aos nossos impetos, e voce ama a pessoa mesmo sem ter tido contato fisico com ela, pois tem tantos outras virtudes, que o fato de nao se encontrar so vai fortalecer o amor.
Olha como seria bonito se a gente aprendesse a amar primeiro e depois tocar??? Nao seria algo muito mais puro????
Amor para mim e algo que sai de dentro do peito, faz seu corpo todo tremer, nos deixa abobados, sem reacao, irracionais, perdidos, desorientados e nos leva aos mais diversos mundos possiveis.
Amar e convivencia, respeito e carinho. Nao adianta viver de um lado de uma pessoa linda e maravilhosa e dizer que ama ela e a todo tempo a troca por outra. Isso nao e amor, e simplesmente voce ter uma pessoa que confia em voce e talvez te ame de verdade e voce esta brincando com ela.
Gosto de analisar as coisas pela minha experiencia de vida. Nunca imaginei que eu podia gostar de uma pessoa sem poder toca-la. Nao posso dizer que seja amor, pois amor demanda tempo, convivencia, e outras caracteristicas citadas a cima, no entanto, conheci uma pessoa que vive muito longe de mim, e que nao podemos ter contato fisico no momento em funcao da distancia, mas as caracteristicas que fazem com que meu coracao acelere quando estou conversando com ela e me faz sentir calafrios me leva a um campo jamais experimentado anteriormente.
Fatores primordiais como inteligencia, carinho, me levaram a criar uma afeicao por ela que nao tem como explicar, me fazendo perder horas imaginando e desejando estar nos mais diversos mundos possiveis. A vida nos prega peca a tempo todos. Para uma pessoa discrente como eu, vou caminhando para um campo Platonico.
Para finalizar, gostaria de deixar um pequeno comentario do que e o amor.
Amor e algo pessoal e intocavel, vem com o tempo a medida que aprendemos a respeitar, entender, cultivar nosso carinho e afeto para com o outro. Aprendendo a trabalhar em prol de algo que que rompe nosso individualismo de ser humano e nos coloca numa necessidade de procurar objetivos em comum para que o casal possa crescer cada vez mais.
1 comment:
Rafaaeel!
O texto ficou beeem bacanaa!
Falar de amor sempre é complicado, porque nunca conseguimos expressar através das palavras tudo aquilo que sentimos; isso é tarefa apenas para os poetas, para os bons poetas! Esse é um dos motivos pelo qual pretendo ser escritora. Quero ser também uma desbravadora do óbvio, como disse meu querido Arnaldo Jabor em referência ao seu trabalho.
Ainda não sei se concordo com a Teoria de Platão. É possível gostar de alguém mas amar, não.
Você já sabe a minha opinião.. rs
Então é isso... parabéns pelo blog! Continue postando!
Grande beijo!!
Post a Comment